16/10, 17h: Jacinto Cuvi aborda cidadania e trabalho informal no IFCS/UFRJ

Em evento híbrido, sociólogo da ULB aborda efeitos da gestão urbana em ambulantes

Em 16 de outubro (5ª), às 17h, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED) recebem o sociólogo Jacinto Cuvi para o seminário “The Edge of the Law: Street Vendors and the Erosion of Citizenship in São Paulo”, título de seu novo livro (Univ. of Chicago Press). A apresentação integra os Seminários NIED-CERES, coorganizados com o Centro para a Pesquisa e o Estudo da Estratificação Social (CERES/IESP-UERJ). O evento será híbrido a partir da Sala 408 (NIED) do IFCS-UFRJ, com transmissão via Zoom e YouTube.

Com base em trabalho de campo com vendedores ambulantes em São Paulo, o sociólogo e professor da Université libre de Bruxelles (ULB) pesquisou como licenças, campanhas de remoção e repressão policial moldam condições econômicas e o reconhecimento social e político desses trabalhadores. Ele examinou as consequências de longo prazo do licenciamento, efeitos de grandes operações de remoção e a visibilidade desse trabalho.

“Mostro no livro que vivemos numa era de privação de direitos. Vários grupos, incluindo trabalhadores, estrangeiros, mulheres e minorias, estão perdendo direitos. Trato de vendedores ambulantes, contando como é ver seus direitos ameaçados ou retirados a ponto de seu sustento estar em risco e o Estado começar a questionar sua personalidade”, resume em seu portal o professor Cuvi, doutor em Sociologia pela University of Texas at Austin e diretor do Centro para Estudos do Desenvolvimento (CECID) da ULB.

“The Edge of the Law: Street Vendors and the Erosion of Citizenship in São Paulo”, com Jacinto Cuvi
📍 Local: Sala 408, IFCS-UFRJ
📅 Data: 16 de outubro (quinta-feira)
🕔 Horário: 17h
💻 Zoom: bit.ly/semindesig
📺 YouTube: @EventosNIEDCERES
O evento é gratuito e aberto ao público, com emissão de certificado para participantes inscritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *