Cultura e Política em Perspectiva Comparada

Voltada para processos socioculturais de longa duração, esta linha busca refletir sobre questões tais como processos de hierarquização e classificação, articulações particulares entre autoridade e solidariedade, modelos de cidadania e institucionalização de crenças e valores. Confere ênfase ao método comparativo, de forma a contrapor “questões brasileiras” a outras experiências históricas

Estado, Sociedade Civil e Mercado na Política Social

Considerando o papel crucial que a questão distributiva assume nas sociedades contemporâneas, esta linha analisa os padrões de interação entre Estado, sociedade civil e mercado. Aborda os temas da democracia e da igualdade social à luz das recentes transformações na relação entre estes atores típicos, particularmente as implicações de tais mudanças na formulação e implementação das políticas sociais.

Diferença e Desigualdade

Os temas da desigualdade social e do respeito à diferença apresentam-se como desafios típicos do mundo contemporâneo. De um lado, cada vez mais estratégias distributivas são exigidas, ensejando a necessidade de formulação de novas políticas públicas. Por outro, a dinâmica cultural introduz novas aspirações e desafios como, por exemplo, a valorização da alteridade. Procurando refletir sobre tal cenário, esta linha se subdivide em dois eixos. O primeiro aborda as visões cognitivas e normativas da pobreza e da desigualdade entre distintos setores da elite, visando avaliar as perspectivas de sucesso de estratégias distributivas. O segundo visa identificar estratégias individuais para fazer frente ao preconceito e à discriminação, conferindo prioridade à percepções, avaliações e definições de fronteiras simbólicas.

Teoria Social

Essa linha discute as limitações e potencialidades da teoria social contemporânea para responder a problemas de organização social. Seu objetivo é promover a atualização constante da formação teórica propiciada aos alunos de pós-graduação e explorar o rendimento de diferentes abordagens na formulação de problemas de pesquisa diretamente relacionados às principais questões sociais contemporâneas.