Sociólogo de Columbia analisa relação entre enraizamento e atitudes políticas

Em 8 de agosto (6a feira), às 12h, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED) recebem o sociólogo Andreas Wimmer (Columbia University) para o seminário “The Shadow Side of Rootedness: How Geographic Stability Across Generations Increases Radical-Right Attitudes”. Sua apresentação é parte dos Encontros do PPGSA e dos Seminários Nied-Ceres, coorganizado com o Centro para a Pesquisa e o Estudo da Estratificação Social (CERES/IESP/UERJ). O evento é híbrido, com transmissão no Zoom e Youtube e apresentação presencial na Sala 109 (Sala Amarela) no IFCS-UFRJ.
Com base em dados de 22 países, ele examina como a permanência de famílias em um território ao longo de gerações pode favorecer visões autoritárias, populistas e hierárquicas da sociedade. A análise destaca o papel de redes locais densas e da autoridade parental na formação de atitudes políticas de direita radical.
Andreas Wimmer é professor de Sociologia e de Filosofia Política na Columbia University, tendo lecionado antes em instituições como Princeton e University of California, Los Angeles. Doutor em Antropologia Social (Univ. of Zurich), ele é autor de várias obras sobre nacionalismo, etnicidade e formação do Estado, com reconhecimento internacional por sua produção acadêmica.
“The Shadow Side of Rootedness: How Geographic Stability Across Generations Increases Radical-Right Attitudes”, com Andreas Wimmer (Columbia)
Local: Sala 109 (Sala Amarela) IFCS UFRJ
📍 Data: 8 de agosto (sexta-feira)
🕛 Horário: 12h
💻 Zoom: bit.ly/semindesig
📺 YouTube: @EventosNIEDCERES
O evento é gratuito e aberto ao público, com emissão de certificado para participantes inscritos.