23/3, 16h: Marc Fleurbaey aborda desigualdades socioeconômicas em seminário Nied-Ceres

Coautor de livro recém-lançado, economista da EEP e CNRS aborda resultados de seus estudos

Neste 23 de março, às 16h, o economista Marc Fleurbaey, da Ecole d’Economie de Paris abre o ciclo 2023 de seminários do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED), da UFRJ, e do Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da UERJ. Fleurbaey aborda, em inglês, as desigualdades socioeconômicas, foco de suas pesquisas mais recentes. Perguntas e comentários serão feitos após a fala do palestrante, que é pesquisador do CNRS (o CNPq francês).

Na apresentação, Fleurbaey compartilhará resultados de seus trabalhos e do Painel Internacional sobre Progresso Social (IPSP na sigla original), que reúne centenas de estudiosos sobre a desigualdade empenhados em propor ideias contra a desigualdade e em prol da justiça social. Ele é coautor do recém-lançado Um manifesto pelo progresso social: ideias para uma sociedade melhor (Vozes), que complementa o relatório que coordenou no IPSP e se volta a um público mais amplo.

Abril – O ciclo prossegue em 27 de abril, às 17h, com a jornalista Fernanda da Escóssia, professora da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e doutora em História, Política e Bens Culturais (FGV CPDOC). Na apresentação “A invisibilidade dos brasileiros sem documentos”, compartilhará resultados da pesquisa de sua tese que deu origem ao livro Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento (FGV Editora).

Para assistir pelo Zoom, basta inscrever-se com antecedência (via bit.ly/niedceres_fleurbaey). Eventos anteriores estão disponíveis no canal do ciclo no YouTube: youtube.com/c/EventosNiedCeres.

Seminário “Socioeconomic inequalities”
Com Marc Fleurbaey (EEP e CNRS)
Em 23 de março, das 16h às 17h30
Organização: Nied/UFRJ e Ceres/UERJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *