Economista e pesquisador discute dados reunidos em livro recém-coorganizado por ele
Em 14 de maio (3ª), às 17h, o economista e pesquisador Michael França, coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper, é o convidado do ciclo 2024 de seminários do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED), da UFRJ, e do Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da UERJ. Sua apresentação recebe o título do livro recém-coorganizado por ele: Números da discriminação racial: Desenvolvimento humano, equidade e políticas públicas (ed. Jandaíra, 2023). O projeto que coordena se aprofunda na desigualdade racial na educação, na renda e na violência.
Doutor em economia (USP), França é colunista da Folha de S. Paulo, jornal para o qual seu núcleo desenvolveu o Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer). O NERI/Insper também desenvolveu o Índice ESG de Equidade Racial (Ieer). Ex-pesquisador visitante nas Universidades Columbia e de Stanford, o pesquisador tem se especializado na microeconomia do desenvolvimento e em econometria aplicada.
Para assistir via Zoom, inscreva-se com antecedência (via tinyurl.com/franca-niedceres). Eventos anteriores estão disponíveis no YouTube em youtube.com/c/EventosNiedCeres.
Junho – A cientista social Andreza de Souza Santos, diretora do King’s Brazil Institute (King’s College, Inglaterra) será a convidada seguinte, em 20 de junho (11h), com a apresentação “Redefinindo cidades extrativistas no Brasil”, em que aborda o conteúdo de seu projeto sobre municípios dependentes economicamente de indústrias extrativistas.
Seminário “Números da discriminação racial: Desenvolvimento humano, equidade e políticas públicas”
Com Michael França (NERI/Insper)
Em 14 de maio, das 17h às 18h30
Organização: Nied-UFRJ e Ceres-UERJ