27/4, 17h: Fernanda da Escóssia lança luz a cidadãos sem documentos no ciclo Nied-Ceres

Professora da UERJ parte de etnografia para discutir invisibilidade de indocumentados

A jornalista Fernanda da Escóssia, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), participa em 27 de abril, às 17h, do ciclo de seminários do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da UERJ. Ela expõe percursos e resultados da pesquisa na raiz do livro “Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento” (FGV Editora).

Na apresentação, ela compartilha conclusões de sua etnografia com observação participante em um serviço no Rio de Janeiro para a erradicação de sub-registro de nascimentos. Doutora em História, Política e Bens Culturais pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV Cpdoc), Fernanda da Escóssia é também editora da revista piauí e trabalhou na Folha de S. Paulo e O Globo.

Maio e junho – A edição de maio terá o economista Simon Schwartzman, em 25 de maio, às 16h, abordando o tema “Educação superior no Brasil e desigualdade”. No mês seguinte, o ciclo terá duas convidadas: Ursula Mello (PUC-Rio), no dia 15, e Débora Freire (UFMG e Ministério da Fazenda), em 29 de junho.

Para assistir via Zoom, basta inscrever-se com antecedência (via bit.ly/semindesig). Eventos anteriores estão disponíveis no canal do ciclo no YouTube: youtube.com/c/EventosNiedCeres (os seminários também podem ser assistidos pelo cana, com interação via chat).

Seminário “A invisibilidade dos brasileiros sem documentos”
Com Fernanda da Escóssia (UERJ)
Em 27 de abril, das 17h às 18h30
Organização: Nied/UFRJ e Ceres/UERJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *