25/5, 17h: Simon Schwarztman aborda educação superior e desigualdade em evento on-line

No ciclo Nied-Ceres, pesquisador explora efeitos da graduação e pós-graduação no Brasil

O sociólogo e cientista político Simon Schwarztman, pesquisador associado do Instituto de Estudos de Política Econômica – Casa das Garças, aborda o tema “Educação superior no Brasil e desigualdade” em 25 de maio, às 17h, em seminário do ciclo do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da UERJ. Ele abordará a diferenciação do sistema de ensino superior e pós-graduação, com seus efeitos na redução ou ampliação da desigualdade.

Doutor em Ciências Políticas pela Universidade da Califórnia, Berkeley, Schwarztman presidiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e lecionou em instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Getulio Vargas. Em 1985, foi o relator da comissão presidencial criada para reorganizar o sistema de educação superior do país e em 1993/4 liderou grupo de trabalho comissionado pelo Ministério Brasileiro de Ciência e Tecnologia e pelo Banco Mundial para preparar uma proposta política para o setor de ciência e tecnologia do Brasil.

Próximas edições – Em junho, o ciclo prossegue com duas palestras: Ursula Mello (PUC-Rio) fará o seminário “Affirmative Action and Demand for Schooling: Evidence from a Nationwide Policy”, às 17h do dia 15, e Débora Freire (UFMG e Ministério da Fazenda), fará apresentação (título a definir) na mesma hora de 29 de junho.

Para assistir via Zoom, basta inscrever-se com antecedência (via bit.ly/semindesig). Eventos anteriores estão disponíveis no canal do ciclo no YouTube: youtube.com/c/EventosNiedCeres (os seminários também podem ser assistidos pelo cana, com interação via chat).

Seminário “Educação superior no Brasil e desigualdade”
Com Simon Schwarztman (Casa das Garças)
Em 25 de maio, das 17h às 18h30
Organização: Nied/UFRJ e Ceres/UERJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *