26/10: Maria Ligia Barbosa (UFRJ) é convidada do seminário on-line Nied-Ceres

Coordenadora do LAPES compara modelos do ensino superior na América Latina

Em 26 de outubro, às 17h, a socióloga Maria Ligia Barbosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participa do ciclo de seminários on-line do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (Nied), da UFRJ, e do Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da UERJ. A coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES) abordará o tema “Modelos institucionais do Ensino Superior em países da América Latina” a partir dos estudos do LAPES sobre políticas de Ensino Superior (ES) na América Latina. O seminário pode ser acompanhado via Zoom ou YouTube (ambos com a palavra aberta à participação do público).

Nos últimos anos, um dos projetos de pesquisa da professora são os modelos de políticas de ES numa perspectiva comparada que abrange Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Nesse projeto, ela e sua equipe no LAPES lançam luz a instituições de ensino superior, definindo bases para comparar níveis de eficiência e equidade. Daí a atenção dada a padrões de expansão, diferenciação e diversificação do sistema brasileiro de ES, a fim de distinguir dimensões que incrementam as oportunidades educacionais para os diferentes grupos sociais.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria Ligia Barbosa se aprofundou na Sociologia da Educação pesquisando temas como desigualdades sociais, hierarquias sociais, ensino superior e profissões. Para assistir, basta inscrever-se com antecedência pelo Zoom (via bit.ly/barbosa_niedceres). Eventos anteriores estão disponíveis no canal do ciclo: youtube.com/c/EventosNiedCeres.

Novembro – Os seminários Nied-Ceres prosseguirão com o sociólogo Patricio Solis (El Colégio de Mexico), em 23/11, às 17h, com o tema “Racial/ethnic characteristics and social inequality in Mexico”, que finalizará a programação de 2023.2 do ciclo.

Seminário “Modelos institucionais do Ensino Superior em países da América Latina”
Com Maria Ligia Barbosa (Sociologia/UFRJ)
Em 26/10/2023, das 17h às 18h30
Organização: Nied/UFRJ e Ceres/UERJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *