Sociólogo do Colégio de México discute raça e etnicidade no caso mexicano
No próximo dia 23, às 17h, o sociólogo Patricio Solis, professor-pesquisador do Centro de Estudos Sociológicos do El Colegio de México, encerra a edição 2023 do ciclo de seminários do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da UERJ. Estudioso de estratificação social e desigualdades ao longo de ciclos de vida, ele aborda em espanhol o tema “Desigualdade social, raça e etnicidade no México”.
Solis é doutor em Sociologia (Universidade do Texas) e mestre em População (FLACSO), tendo sido pesquisador visitante no Instituto Max-Planck (Alemanha). Desde 2004 é professor-pesquisador do El Colegio de México, no qual também dirigiu a revista Estudos Sociológicos (2015-2020). Seus interesses de pesquisa são desigualdade social, mobilidade social, processos de reprodução intergeracional da desigualdade e a geração de desigualdades sociais ao longo da vida, com ênfase nas trajetórias educativas e laborais.
Para assistir via Zoom, basta inscrever-se com antecedência (via bit.ly/solis_niedceres). Eventos anteriores estão disponíveis no canal do ciclo no YouTube: youtube.com/c/EventosNiedCeres (os seminários também podem ser assistidos no canal, com interação via chat).
Seminário “Desigualdad social, raza y etnicidad en México”
Com Patricio Solis (El Colegio de México)
Inscrições: bit.ly/solis_niedceres
Em 23 de novembro, das 17h às 18h30
Organização: Nied/UFRJ e Ceres/UERJ